O lado polonês não tem aceitado veículos de carga da Bielorrússia através do posto de controle de Kozlovichi desde quarta-feira, 10 de julho, de acordo com uma comunicação da autoridade alfandegária bielorrussa, informou a agência de notícias BelTA.
O departamento de alfândega disse que cerca de 600 caminhões se acumularam no posto de controle durante a noite. “De acordo com os motoristas que cruzam a fronteira entre a Bielorrússia e a Polônia, os poloneses reforçaram o controle.
Os veículos ainda estão passando pelo posto de controle em direção a Belarus, mas muito mais lentamente do que o normal, informou o comitê.
No início de julho, o Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, declarou que não descartava a possibilidade de fechar a fronteira com Belarus para o transporte de mercadorias, especificando que essa medida não afetaria o movimento de pessoas.
Anteriormente, ele havia declarado que as autoridades polonesas estavam considerando fechar os dois últimos pontos de passagem de fronteira operacionais na fronteira com o país vizinho.
A estação de rádio polonesa RMF24, citando fontes do Ministério das Relações Exteriores, relatou a introdução de um controle alfandegário reforçado no terminal de Malaszewicze, onde chegam as remessas de Belarus.
Atualmente, quatro dos seis pontos de controle rodoviários na fronteira entre Belarus e Polônia não funcionam por iniciativa de Varsóvia. Até agora, somente caminhões registrados na União Europeia e nos países da Associação Europeia de Livre Comércio podiam passar pelo posto de controle de Kozlovichi.
O transporte rodoviário de passageiros é realizado pelo posto de fronteira de Terespol, na região de Brest.
mem/gfa/bm