A criação da referida carteira no país faz parte da agenda governamental focada na transformação digital e atualmente está em “modo de plena implementação”, disse o Ministro Hassel Bacchus, durante sua apresentação no Tech Islands Summit da Câmara de Comércio de Trinidad e Tobago.
Guiado pela perspectiva da “inclusão desde o design”, Bacchus garantiu que tanto o setor público como o privado e a academia têm contribuído para um ecossistema crescente de profissionais de tecnologia e para o desenvolvimento tecnológico no país.
A colaboração e a parceria estão intimamente relacionadas com outro dos nossos princípios fundamentais de transformação digital: a noção de inclusão desde a concepção baseada num compromisso de acesso a tecnologia online apropriada e acessível, bem como a capacidade e confiança para empregar tecnologia de forma segura e eficaz, disse sobre o evento.
Segundo o responsável, o Ministério da Transformação Digital tem trabalhado em conjunto com outros em vários projectos, incluindo aplicações móveis recentemente lançadas, incluindo o Centro de Desenvolvimento que constitui uma plataforma útil para satisfazer as necessidades dos cidadãos.
O princípio de parceria do país complementa o adoptado pela comunidade internacional para o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação desde a sua concepção, disse Bacchus ao referir-se à data em que as Nações Unidas convocaram a primeira fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), em 2003.
Todo o processo da WSIS baseou-se na construção de uma parceria igualitária entre o governo, o sector privado e a sociedade civil, uma filosofia que adotamos em Trinidad e Tobago, ao desenvolver o Fast-Forward, a nossa primeira estratégia nacional de TIC, disse ele por último.
mem/chm/ls