O diretor executivo dos meios de comunicação locais (FCB), Admasu Damtew Belete, lembrou que se dedicam à cobertura abrangente da actualidade a nível nacional e regional, bem como à promoção de uma forte ligação entre o governo e o público.
Belete especificou que, com o seu amplo alcance, operam canais nacionais de rádio e televisão, bem como 10 estações de rádio FM em várias regiões da Etiópia. A organização também atende um público internacional por meio de transmissões em inglês e árabe.
Sobre o novo acordo com a TV Brics, considerou que proporcionará ao seu público informações precisas sobre o sistema multipolar emergente, o papel crescente do país africano no bloco formado também por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã e Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Arábia Saudita, bem como os últimos desenvolvimentos nessas nações.
Esta colaboração também apoiará o papel crescente de Adis Abeba no sistema Brics Plus, fornecendo aos cidadãos atualizações oportunas sobre como a comunidade funciona e fortalecendo os laços econômicos, sociais, políticos e diplomáticos através da disseminação de conteúdos mediáticos significativos.
Ao produzir vários conteúdos mediáticos que cobrem as atividades dos países membros, os meios de comunicação locais ajudarão os etíopes a compreender melhor os interesses, valores e culturas dos seus homólogos, promovendo assim relações interpessoais mais fortes, acrescentou.
Por sua vez, a diretora executiva da TV Brics, Janna Tolstikova, disse que a integração orgânica e perfeita dos novos países membros no grupo é um dos objetivos da presidência russa em 2024.
Tolstikova sublinhou que nesta fase de expansão da parceria econômica, o reforço do seu papel no sistema de relações internacionais é particularmente importante para proporcionar aos meios de comunicação nacionais dos países membros acesso à audiência global e entrada no espaço mediático global.
“Esperamos que, graças ao trabalho profissional da equipa editorial da FBC, a agenda económica e humanitária da Etiópia esteja disponível para o público dos meios de comunicação social, não apenas nos países do Brics, mas também nos estados parceiros, incluindo África, América Latina, Ásia e todos”, ele adicionou.
A rede internacional TV Brics foi criada em 2017 por iniciativa do presidente russo, Vladimir Putin, que recebeu o apoio dos chefes de Estado na IX cimeira realizada na China.
mem/rmn/ls