“A Seleção Colombiana é a unidade do povo colombiano. Portanto, segunda-feira, dia da vitória, será comemorado com um dia cívico, para que pensemos nele como o dia da unidade do povo colombiano”, disse o chefe de Estado citado num comunicado divulgado nesta capital pela Presidência. Assim se expressou o presidente desde Nova Iorque, nos Estados Unidos, cidade onde foi apresentar o relatório sobre a implementação do Acordo de Paz de 2016 ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Ele afirmou que o dia 15 de julho será festivo em qualquer cenário e também confiou que a vitória acompanharia a seleção nacional contra a Albiceleste, no estádio Rock Star, em Miami, onde será realizada a final da Copa América.
Ele também pediu às instituições públicas e privadas que permitam que as pessoas fiquem em casa naquele dia.
“Não podemos forçar, mas recomendo que nestas empresas as comissões dos trabalhadores dialoguem com o empresário e desfrutem conjuntamente do dia da unidade do povo”, comentou.
Atualmente a Colômbia vive uma verdadeira febre do futebol aguardando a partida do próximo domingo.
Segundo especialistas, a excelente defesa da seleção, que já chega a 28 jogos de invencibilidade, tem grandes possibilidades de recuperar o centro que conquistou pela única vez em 2001.
oda/ifs/ls