Na abertura do evento, foi apresentada uma mensagem em vídeo do Presidente, na qual ele pede a promoção do desenvolvimento como o eixo central do sistema de relações internacionais, a cooperação eficiente para reduzir as lacunas de desigualdade e o progresso na implementação da Agenda 2030.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, esse evento, e em particular a Iniciativa de Desenvolvimento Global, representa um espaço valioso para Cuba na promoção do intercâmbio e da cooperação em escala global.
A delegação do país caribenho que participará do evento é chefiada pelo vice-primeiro-ministro, Jorge Luis Tapia, que também cumprirá um programa bilateral que inclui reuniões com autoridades do gigante asiático.
A edição deste ano do Fórum sobre Ação Global para o Desenvolvimento Compartilhado reúne representantes de alto nível de mais de 50 nações e organizações internacionais.
As principais atividades incluem a realização de cinco subfóruns paralelos sobre as oito principais áreas de cooperação da Iniciativa de Desenvolvimento Global.
mem/mks/bm