Ele disse que tentou entrar em contato com Trump, mas o ex-presidente está com seus médicos; além do mais ele disse aos repórteres que o Serviço Secreto está tentando reunir mais detalhes sobre o incidente e lamentou “a violência política”.
Comentou que todas as agências e o governo federal o informaram “sobre esta situação” e sublinhou que “não há lugar nos Estados Unidos para este tipo de violência, é uma doença, é uma doença, é uma das razões pelas quais temos que unir este país. Não podemos permitir isso que está acontecendo. Não podemos ser assim. Não podemos tolerar isso”.
O presidente agradeceu as forças da ordem, incluíndo o Serviço Secreto e agências estaduais que agiram rapidamente para responder ao tiroteio em Butler, uma área de população rural majoritariamente branca na Pensilvânia.
“A conclusão é que o comício de Trump deveria ter sido um evento realizado de forma pacífica e sem maiores problemas”, disse Biden, reiterando que ” a ideia de que existe violência política ou violência nos Estados Unidos… é simplesmente inaudita”
O porta-voz de Trump relatou em uma declaração que o ex-presidente “está bem e é examinado em um centro médico”.
Por sua vez, o Serviço Secreto também comunicou imediatamente que o o ex-governante está seguro.”
Enquanto isso , os diversos meios de comunicação noticiaram duas mortes, uma delas do suposto atirador e um participante do comício, enquanto outra pessoa estaria com lesão grave.
Na rede Truth Social, Trump observou que recebeu um tiro e uma bala no topo da minha orelha direita”.
” Eu soube imediatamente que algo estava errado porque ouvi um zumbido, tiros e imediatamente eu senti a bala passando na pele “, enfatizou em uma declaração na plataforma da Internet.
Trump também transmitiu suas “mais profundas condolências ao família da pessoa que morreram, e também para o família de outra pessoa gravemente ferida”.
Este foi o último comício do candidato para eleições deste ano, antes do! Convenção Nacional Republicana, onde deverão nomeá-lo oficialmente como candidato de seu partido para a disputa eleitoral de 5 de novembro.
A Convenção em Milwaukee, Wisconsin, de 15 a 18 de julho, poderiam participar mais de 50 mil pessoas, incluindo os delegados, ativistas, doadores e toda a imprensa que será mobilizada na direção de lá.
Nevada, Wisconsin, Michigan, Arizona, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, o chamados estados de dobradiça, serão fundamentais no desafio eleitoral em 2024, tanto Biden quanto Trump sabem que vencê-los significará ter a chave de acesso à Casa Branca.
npg/dfm/cm