Segundo o secretário daquele órgão, Homero Acosta, 11 Comissões Permanentes de Trabalho (CPT) da ANPP vão analisar cerca de 90 temas de interesse dos cidadãos, depois de uma intensa etapa de visitas e troca de opiniões com grupos laborais.
Mais de mil locais de trabalho, instituições e comunidades foram visitados pelos membros da CPT juntamente com deputados de municípios e províncias, informou Acosta. “A quarta-feira, dia 17 de julho, não será alcançada com o distanciamento entre uma sessão legislativa e outra porque a ANPP e a sua CPT verificam continuamente o cumprimento das suas orientações e decisões”, acrescentou o secretário daquele órgão.
Assegurou que o Terceiro Período Ordinário de Sessões da X Legislatura terá uma agenda intensa no domínio jurídico, pela quantidade e qualidade das normas em debate e pela importância das questões económicas para a vida nacional.
Mencionou, neste sentido, a análise das propostas de lei de Cidadania, Migração e Imigração, bem como as de Procedimento Administrativo, Transparência e Acesso à Informação Pública, e do Sistema de Títulos e Condecorações Honorários.
Os parlamentares também julgarão o projeto de política da lei socialista das sociedades estatais, que será debatido em outras reuniões da ANPP.
Da mesma forma, serão eleitos juízes leigos para o Supremo Tribunal Popular, o governo da província de Villa Clara (centro) será responsabilizado e um grupo de novos deputados tomará posse na legislatura.
O governante garantiu que também serão eleitos os membros da Comissão Nacional Eleitoral, criada para organizar, dirigir e fiscalizar eleições, consultas populares, plebiscitos e referendos.
O primeiro-ministro Manuel Marrero explicará aos parlamentares o progresso da implementação das medidas para corrigir distorções e relançar a economia, informou Acosta.
Os deputados terão acesso à informação sobre o desempenho económico do país nos primeiros meses do ano, bem como à actualização sobre a execução do orçamento e a sua liquidação em 2023, detalhou.
O secretário da ANPP garantiu à opinião pública nacional que as questões em debate respondem a problemas nacionais que também interessam à entidade legislativa pelas suas funções e competências e pela urgência de encontrar soluções eficazes.
jf/lld/ls