O ex-Presidente aterrou na véspera a bordo do seu jato privado Trump Force One naquela cidade do estado de Wisconsin (Centro-Oeste), 24 horas depois de uma tentativa falhada de assassinato, quando discursava num comício de campanha em Butler, Pensilvânia.
Conforme explicou o ex-presidente – favorecido em termos de imagem pública após o atentado que sofreu, embora infelizmente tenha havido um desfecho fatal de um morto e dois feridos graves -, inicialmente planeava adiar a sua viagem à Convenção, mas mudou de ideias .
A nomeação tem entre suas expectativas o anúncio de Trump sobre quem será seu vice-presidente e aparece em Milwaukee com uma auréola quase heróica graças à tentativa de assassinato a que sobreviveu.
Sua orelha direita ensanguentada e punho erguido na cena de caos que ocorreu em Butler serviram para apagar da memória coletiva tudo, desde a ficha criminal de Trump em uma prisão na Geórgia até o julgamento criminal em Nova York – o primeiro de um ex-presidente dos Estados Unidos. Estados Unidos – onde foi condenado por 34 crimes graves.
Durante a reunião de quatro dias, será aprovada uma plataforma e anunciada oficialmente a dupla eleitoral.
A pequena lista de candidatos para completar a chapa de Trump inclui Doug Burgum, governador de Dakota do Norte, bem como os senadores Marco Rubio (Flórida) e JD Vance (Ohio).
No entanto, há observadores que alertam que, sendo o ex-presidente imprevisível, não seria surpreendente se ele tirasse uma figura da cartola contra todas as probabilidades.
Na Convenção falarão sobre economia: “Vamos tornar a América rica novamente” (segunda-feira); imigração e crime: “Vamos tornar a América segura novamente” (terça-feira), segurança nacional: “Vamos tornar a América forte novamente” (quarta-feira) e quinta-feira, último dia, encerrará com o discurso de Trump: “Vamos tornar a América grande novamente” “América De novo.”
Em relação ao comparecimento, são esperadas mais de 50 mil pessoas, entre delegados, ativistas, doadores e numerosos meios de comunicação.
Por sua vez, a Convenção Nacional Democrata será de 19 a 22 de agosto. Teremos que esperar. O presidente Joe Biden enfrenta atualmente apelos crescentes para abandonar a candidatura, após o seu fraco desempenho no debate presidencial com Trump em 27 de junho.
Os analistas antecipam que este ano a chave da mansão executiva será concedida a quem vencer em Nevada, Wisconsin, Michigan, Arizona, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, os chamados estados-chave.
jf/dfm/ls