“Parabéns ao povo de Santa Clara pelo 335º aniversário dessa cidade, tão querida e querida para mim”, escreveu o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba em sua conta no X.
Díaz-Canel formou-se como engenheiro eletrônico pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, nessa cidade, e fez seu doutorado em sistema de governo baseado em ciência e inovação para o desenvolvimento sustentável do país na mesma instituição.
Também ocupou vários cargos no território, como primeiro secretário do Partido Comunista na província central cubana de Villa Clara.
Santa Clara, capital da província cubana de Villa Clara, é uma cidade industrial, com desenvolvimento científico e cultural, e também se destaca em outros ramos da vida socioeconômica do país.
As atividades festivas começaram com a mambisa da alvorada e o tradicional e simbólico encontro na Puente de La Cruz, à sombra de uma árvore de tamarindo entre os rios Bélico e Cubanicay, com uma representação das famílias de Remedios, os primeiros habitantes da cidade.
Mais tarde, no Parque El Carmen, na igreja de mesmo nome, foi realizada a missa de fundação, na qual o Bispo da Diocese de Santa Clara, Monsenhor Marcelo Arturo González, deu a bênção aos presentes.
As comemorações do aniversário da cidade também incluem homenagens a Marta Abreu e outros símbolos do território, como Eduardo Machado, Padre Pío, Padre Chao e Maestra Nicolasa, entre outros.
A sessão solene da Assembleia do Governo Municipal também foi realizada nas instalações da Universidade Central Marta Abreu, em Las Villas. Também foi prestada homenagem ao 91º aniversário da fundação da estação de rádio provincial CMHW, e os prêmios literários Fundación de la Ciudad foram entregues na Biblioteca Provincial Martí.
ro/jfd/bm