De acordo com um aviso da entidade, essas condições se devem à presença das ondas tropicais 10 e 11, que interagirão com uma depressão de baixa pressão no sudoeste do Golfo do México.
Por outro lado, a monção mexicana trará chuvas muito fortes acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e possível granizo nas regiões de Sonora, Chihuahua, Durango e Sinaloa, além de chuvas na península da Baja California.
Os especialistas também preveem rajadas de vento fortes a muito fortes, com possíveis redemoinhos em áreas de Sonora e Chihuahua.
Ao mesmo tempo, os canais de baixa pressão ao longo da Sierra Madre Occidental, nordeste, leste e centro do México, somados à instabilidade em altos níveis atmosféricos e à entrada de umidade do Oceano Pacífico e do Golfo do México, causarão aguaceiros e chuvas fortes a muito fortes nessas regiões.
Fortes rajadas de vento com possível formação de redemoinhos também estão previstas para o norte do estado de Coahuila.
De acordo com o relatório, o tempo continuará quente a muito quente no noroeste, norte e nordeste do México, bem como na Península de Yucatán, com temperaturas acima de 40 graus Celsius em áreas da Baja California, Sonora e Sinaloa.
mem/las/bm