Durante o primeiro dia da terceira sessão ordinária da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), ele informou que várias ações conjuntas foram implementadas para fortalecer a inspeção e combater a inflação.
Nesse sentido, ele mencionou a capacitação de mais de sete mil inspetores, um processo que continua e deve chegar a 20 mil.
Ele também disse que os preços na rede de lojas de moeda estrangeira estão sendo avaliados para torná-los mais competitivos.
O primeiro-ministro reconheceu que a solução mais eficaz para combater a inflação e os preços altos é produzir mais e aumentar a oferta de bens e serviços para a população.
Informou que, como parte das ações de combate às violações de preços, 11.891 inspeções foram realizadas em apenas dois dias, detectando 4.954 violações. 4.332 multas foram aplicadas, totalizando mais de 13 milhões de pesos.
Marrero explicou aos deputados o impacto das medidas implementadas para aumentar a receita, os novos preços de varejo dos combustíveis e a extensão das isenções tarifárias para a importação de medicamentos e gêneros alimentícios.
Sobre a recente política de preços para produtos básicos, ele comentou que isso responde a uma demanda geral do povo cubano e que serão aplicadas sanções aos atores que não cumprirem o que foi estabelecido.
Considerou necessária a implementação da estabilização macroeconômica, um processo que ele descreveu como difícil, mas vital.
ro/mks/bm