Atualmente, 10 cidadãos estão hospitalizados no país caribenho após consumir carne bovina contaminada. O envenenamento ocorreu em Bayara, o primeiro bairro comunitário de Petit-Goâve, informou o jornal online Haiti Libre.
Segundo a literatura médica, o antraz, também chamado de antraz, é uma doença infecciosa causada especificamente pela bactéria Bacillus anthracis.
As bactérias causadoras do antraz formam esporos, estruturas muito resistentes que lhes permitem sobreviver no ambiente por longos períodos de tempo.
É uma bactéria zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de animais para pessoas. Neste caso, os seus hospedeiros naturais são ruminantes pecuários, como vacas, ovelhas e cabras, e também alguns animais de caça.
Os humanos podem ser infectados pelo contato direto com o animal doente ou com produtos de um animal com antraz.
Depois que esses esporos são ingeridos, inalados ou entram no corpo através de cortes na pele, eles podem se multiplicar e produzir toxinas extremamente potentes.
Quando se trata de antraz cutâneo, uma ferida que coça aparece na área exposta e muda de cor para preto.
Pode ser acompanhada por outros sintomas, como dor de cabeça e dores musculares, febre e vômitos.
Gastrointestinal, apresenta-se inicialmente como intoxicação alimentar que piora, produzindo intensa dor abdominal, vômito com sangue e diarreia intensa.
Já a doença pulmonar, a mais perigosa de todas, apresenta sintomas iniciais semelhantes aos de um resfriado comum, que evolui para graves dificuldades respiratórias e choque.
mem/joe / fav