O líder cubano informou ao X que teve uma reunião agradável e proveitosa com o primeiro-ministro bielorrusso e cumprimentou calorosamente o presidente da nação eslava, Alexander Lukashenko.
Durante o intercâmbio, Díaz-Canel e Golóvchenko destacaram o potencial de expansão dos laços nas áreas de agroalimentação, biofarmacêutica, indústria e finanças, disse o chefe de Estado na rede social.
Golóvchenko visitou nesta manhã o Centro Fidel Castro na capital, dedicado ao estudo e à divulgação da vida, da obra e do pensamento do líder histórico da Revolução Cubana.
No local, o visitante recebeu uma explicação sobre as características da instalação, oferecida por seu diretor, René González Barrios, e percorreu suas salas de exposição e interativas.
No dia anterior, ele foi recebido por seu homólogo cubano, Manuel Marrero, no Palacio de Convenciones, e ambos os líderes observaram a excelente situação dos laços mútuos.
Em seu diálogo com Golóvchenko, Marrero destacou o potencial das relações econômicas e comerciais, principalmente em setores como produção de alimentos, medicina e produtos farmacêuticos, biotecnologia, indústria e bancos e finanças.
Por sua vez, o chefe de governo da nação eslava destacou a cooperação entre os dois países e condenou o bloqueio e a inclusão da ilha antilhana na lista dos Estados Unidos de supostos patrocinadores do terrorismo, informou a conta X da Presidência e do Governo de Cuba.
O visitante também destacou o excelente nível político das relações bilaterais entre Belarus e Cuba e assegurou que eles estão prontos para avançar em todas as áreas com sua contraparte na maior das Antilhas.
Na terça-feira também foi assinada a Agenda Econômica Bilateral para cooperação econômico-comercial e técnico-científica, um acordo sobre questões alfandegárias e dois outros acordos sobre a Proteção Mútua de Informações Classificadas e no campo da saúde pública.
Cinco outros instrumentos conjuntos também foram rubricados na área econômica e financeira, disse a fonte.
No mesmo dia, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, conversou com o primeiro-ministro bielorrusso e destacou a excelente situação dos laços interparlamentares baseados, segundo ele, nas “magníficas e históricas relações de fraternidade, solidariedade e respeito mútuo”.
Anteriormente, a vice-presidente do parlamento cubano, Ana María Mari Machado, teve uma troca de opiniões com Golóvchenko, que concluirá sua visita na quarta-feira.
mem/lld/mb