Segundo a instituição financeira, a economia vietnamita crescerá seis por cento este ano, um ponto percentual acima do previsto para o resto da região.
O BAD manteve assim inalteradas as suas expectativas relativamente ao desenvolvimento económico desta nação indochinesa face ao relatório anterior, divulgado em abril passado, apesar da atual complexa situação internacional.
De acordo com a previsão do banco, o crescimento do Sudeste Asiático permanecerá em torno de 4,6 por cento este ano e aumentará ligeiramente no próximo ano, atingindo 4,7 por cento.
Entretanto, no Leste Asiático o aumento será de 4,6 pontos percentuais, face à previsão anterior de 4,5, devido ao aumento das exportações de semicondutores e outros produtos eletrônicos estimulados pela ascensão da inteligência artificial (IA).
Em relação à China, o BAD manteve inalterada a sua previsão de crescimento em 4,8 por cento em 2024 e 4,5 por cento em 2025, respondendo às preocupações sobre os riscos no mercado imobiliário do país que poderiam impactar as suas perspectivas de desenvolvimento.
oda/mpm / fav