O diplomata fez a afirmação ao abrir a exposição fotográfica “Explore o Peru: uma narrativa visual sobre a costa, as montanhas e a selva”, numa galeria próxima ao emblemático Lago Hoan Kiem, que contou com a presença do vice-chefe do Departamento de Colaboração Internacional de o Ministério da Cultura, Turismo e Desportos, Tran Nhat Hoang.
Esta exposição, que inclui algumas das joias mais importantes da natureza peruana, é também um testemunho da profunda relação cultivada nos últimos 30 anos entre nossos dois países e um convite à preservação do meio ambiente e das riquezas naturais, disse.
A exposição é composta por 29 imagens através das quais se pode conhecer a beleza das paisagens naturais mais representativas e a diversificada fauna e flora que existe nas áreas naturais protegidas daquela nação andina.
Segundo explicou a própria embaixadora, as fotografias foram cedidas pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado e representam o esforço do governo para conservar e promover o património natural do país.
Da mesma forma, procuram sensibilizar para a necessidade de unir esforços para proteger a diversidade biológica, observou.
A exposição deverá tornar-se um espaço de interação e intercâmbio cultural, aproximar a imagem do Peru do povo vietnamita, promover o turismo nacional e aprofundar ainda mais os excelentes laços de amizade tradicional entre os dois povos, disse o diplomata.
Na exposição fotográfica o público poderá apreciar a beleza de algumas das joias naturais peruanas, entre elas os Parques Nacionais Huascarán da Cordilheira Branca e o Parque Nacional Manu, este último um dos locais com maior biodiversidade do mundo e ambos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
Também estão expostas imagens da Reserva Nacional do Titicaca, localizada nas águas do lago navegável mais alto do planeta, e do emblemático Santuário Histórico de Machu Picchu, uma das Maravilhas do Mundo Moderno e a área natural protegida mais visitada do Peru, entre outros.
Além da exposição, a Embaixada do Peru em colaboração com a entidade Tron Art Studio organizará nos dias 20 e 21 na própria galeria, e sem custo para os participantes, uma oficina de pintura em aquarela chamada “Pincéis do Peru”.
mem/mpm / fav