A atividade incentivada pela primeira-dama, Gabriela de Bukele, que promoveu a lei Amor Convertido em Alimentação para promover o aleitamento materno no país, contará com a presença de mais de 100 profissionais de países como Argentina, Canadá, Cuba e México, e de alto escalão. representantes de nível governamental e professores e profissionais de saúde.
O evento visa criar uma plataforma para que decisores políticos, profissionais de saúde, investigadores e defensores se encontrem, partilhem conhecimentos e discutam a importância e estratégias para incentivar, proteger e apoiar a amamentação em toda a região, de acordo com um relatório dos organizadores.
A Ministra da Saúde de Honduras, Carla Paredes, ao chegar a El Salvador, destacou o esforço e especificou que a vontade política dos governos é essencial para promover uma estratégia desta magnitude.
El Salvador foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver o evento devido ao seu avanço através do trabalho do Gabinete da primeira-dama, Gabriela de Bukele, na promoção, proteção e apoio à amamentação em benefício das famílias salvadorenhas.
Em representação da ONU, participa o Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Nikhil Seth, que também é Diretor Executivo do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR). Ele está acompanhado pela vice-diretora do UNITAR, Estrella Merlos (Salvadorense), e pela parteira e especialista em amamentação do UNITAR, Vicki Blackman.
El Salvador implementa três leis a favor da primeira infância: Nascer com Amor, Crescer Juntos e Amor Transformado em Alimento, indicou um relatório.
A aplicabilidade destas normas permitiu que nascessem 69.077 bebés sob o novo modelo de assistência Nacer con Cariño e as suas famílias estivessem presentes desde o início; Da mesma forma, 98 por cento dos bebés foram amamentados durante a primeira hora de vida, graças ao contacto pele com pele imediatamente após o nascimento.
mem/lb / fav