Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da nação latino-americana afirma que a iniciativa também visa promover a colaboração empresarial e melhorar as relações comerciais entre este país e os 27 estados membros daquela organização.
A criação da MexChamEu vem juntar-se aos esforços para fortalecer o comércio entre ambas as partes, centrando-se em setores com elevado potencial de crescimento como tecnologia, agricultura, indústria transformadora e energias renováveis, afirma o texto, acrescentando que permitirá atrair investimentos europeus para o México, assegurando mútua benefícios.
Durante o evento, realizado na sede da Missão Mexicana junto à UE, a Subsecretária de Relações Exteriores, María Teresa Mercado, transmitiu uma mensagem virtualmente e considerou a iniciativa um testemunho da parceria duradoura entre as duas partes.
O presidente da Câmara de Comércio, Gokhan Kantarcigil, expressou entusiasmo com o lançamento num momento em que a dinâmica do comércio global está evoluindo rapidamente.
“A nossa missão é criar novas oportunidades, impulsionar o crescimento económico e incentivar a inovação, aproveitando os pontos fortes do México e da UE”, afirmou.
De acordo com o comunicado, a MexChamEU dará especial ênfase ao apoio às pequenas e médias empresas na expansão para novos mercados, proporcionando-lhes informações úteis e oportunidades de networking com outras empresas.
Além disso, acrescenta o texto, será a voz das empresas e defenderá políticas que facilitem o comércio, o investimento e abordem qualquer barreira que dificulte a cooperação económica.
Participaram na cerimónia responsáveis governamentais, associações e líderes empresariais europeus, bem como diplomatas de outros países acreditados na UE.
A Câmara de Comércio anunciou uma série de iniciativas e eventos que incluem sessões de informação com associações empresariais europeias e mexicanas, bem como com as embaixadas da nação latino-americana no chamado velho continente.
mem/las / fav