Ao anunciar a notícia, a Comissão de Proteção e Assistência à Saúde dos Quadros do Comitê Central do PCV destacou que “o dirigente faleceu por idade avançada e doença, apesar da especial atenção do Partido, do Estado e do grupo de professores, médicos e peritos médicos de primeira linha, bem como dos seus familiares”.
O Comitê Central do PCV, a Assembleia Nacional, o Presidente da República Socialista do Vietname, o Governo e o Comitê Central da Frente Pátria do Vietnã emitirão um anúncio especial sobre a organização do luto nacional pelo líder do partido, refere a nota oficial transmitido pela agência de notícias VNA.
Phu Trong foi internado no 108 Hospital Militar Central, onde ontem recebeu em cerimônia solene do Presidente To Lam a Ordem da Estrela de Ouro, a mais alta honraria que a República Socialista do Vietname concede a pessoas com contribuições significativas e particularmente distinguidas para o causa revolucionária do Partido e da nação.
Num comunicado sobre o estado de saúde do mais alto líder vietnamita divulgado na véspera, o Bureau Político do PCV anunciou que nos últimos tempos Phu Trong dirigiu o trabalho da organização e simultaneamente recebeu cuidados e tratamento médico.
Mas, devido à necessidade de continuar a dar prioridade ao tempo para o Secretário-Geral do PCV se concentrar no tratamento médico e assegurar a gestão global do Comitê Central do Partido, do Bureau Político e do Secretariado, o Presidente To Lam foi designado para dirigir o trabalho do referido corpos.
Nguyen Phu Trong nasceu em 14 de abril de 1944 em uma família de camponeses na comuna de Dong Hoi, distrito de Dong Anh, em Hanói, e ingressou nas fileiras do Partido Comunista em 1967.
Licenciado em Filologia e doutorado em Ciência Política, foi membro do Comitê Central do PCV desde o sétimo mandato (1994) e do Bureau Político desde 1997. Phu Trong recebeu, entre outros múltiplos reconhecimentos, o prêmio de primeira classe. Medalha da Resistência contra os Estados Unidos.
mem/mpm/ls