Com a nova regulamentação de eliminação gradual dos plásticos descartáveis, cuja entrada em vigor este mês já determinou a saída de oito destes itens do mercado, esta fibra biodegradável pode tornar-se uma opção para a fabricação de sacos reutilizáveis, de acordo com a pasta ministerial. A organização revelou ainda que a referida matéria-prima constitui uma excelente alternativa ambiental que apoia o trabalho realizado por cerca de 70 mil colombianos e suas famílias.
Na Colômbia, são obtidas atualmente 17.370 toneladas de fique. Sua produção e transformação estão profundamente enraizadas nos povos indígenas e os subprodutos do seu processamento (suco e bagaço) podem ser utilizados para gerar biogás, compostos e fertilizantes orgânicos.
Além de ser uma grande alternativa de sustentabilidade, a utilização desta fibra natural permite-nos fortalecer um setor específico, constituído maioritariamente por pequenos produtores, especialmente dos departamentos de Cauca, Nariño, Santander, La Guajira, Caldas e Boyacá.
mem/ifs/hb