15 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Incontáveis mostras de admiração ao falecido dirigente do PCV

Incontáveis mostras de admiração ao falecido dirigente do PCV

Hanói, 21 jul (Prensa Latina) Incontáveis expressões de admiração e respeito ao falecido secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (CPV), Nguyen Phu Trong, chegam hoje aqui e encontram amplo eco na mídia nacional.

Às primeiras condolências enviadas pelos principais líderes do Laos, China, Camboja, Cuba e Rússia, as do presidente do Presidium do Comitê Central do Partido Comunista Japonês (PCJ), Shii Kazuo, e as do secretário-geral, acrescentou-se nas últimas horas o Partido do Movimento de Esquerda Unida Dominicana (MIU), Miguel Mejía.

Como um amigo com quem podia conversar aberta e honestamente sobre qualquer assunto e qualquer área, Kazuo descreveu o principal líder vietnamita, que morreu na sexta-feira passada nesta capital após um período de doença grave e devido à sua idade avançada.

Mejía, por sua vez, expressou à agência de notícias vietnamita VNA o seu profundo pesar pela morte de Phu Trong, que considerou “uma grande perda para o povo vietnamita e para os amigos internacionais”.

O líder da MIU recordou que nos seus encontros com o Secretário-Geral do PCV ficou impressionado tanto com a visão política do humilde líder como com a sua persistência em inspirar pessoas que lutam pela liberdade e pelos direitos de autodeterminação das suas nações.

Outros que lamentaram o triste acontecimento foram o chefe do Partido Comunista Francês, Fabian Roussel, e o ex-presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Boêmia e Morávia e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados do Parlamento Tcheco, Vojtech Filip.

No Sri Lanka, a bandeira nacional tremula a meio mastro na sede do Partido Comunista, cujo secretário-geral, Dr. G. Weerasinghe, descreveu Phu Trong como um líder revolucionário inspirador que promoveu o espírito da revolução vietnamita e contribuiu para moldar o desenvolvimento do socialismo no seu país na era moderna.

Por sua vez, o escritor sul-coreano Cho Chul-hyeon, autor do primeiro livro sobre o principal líder do partido do Vietnam publicado no estrangeiro, destacou que foi um eminente discípulo do Presidente Ho Chi Minh e dedicou toda a sua vida à prosperidade da nação bem como à construção do Partido.

De forma particular, elogiou a pegada de Nguyen Phu Trong na luta contra a corrupção, que o autor considerou uma das chaves da política de renovação do Vietnam, bem como a sua “diplomacia de bambu”, que tem sido muito apreciada no cenário internacional ao demonstrar a sua eficácia nas relações com os Estados Unidos, China e Rússia, disse ele.

Em nota oficial divulgada na véspera, foi anunciado que o funeral do querido líder do partido será realizado nos dias 25 e 26 de julho, dias declarados de luto nacional, e de acordo com o rito fúnebre tradicional.

mem/mpm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES