Segundo relatório do Ministério da Saúde, do início de junho a 20 de julho de 2024, foram notificados 78 casos de encefalite aguda em crianças menores de 15 anos, a maioria deles em Gujarat e deles, 28 morreram.
De acordo com resultados de pesquisas anteriores, os agentes infecciosos que causam a doença contribuem apenas para uma pequena proporção dos casos em todo o país.
Portanto, os especialistas destacaram a necessidade de realizar estudos epidemiológicos, ambientais e entomológicos abrangentes dos pacientes notificados em Gujarat.
Com esse intuito, uma equipe central multidisciplinar foi mobilizada para auxiliar especialistas do estado do nordeste da Índia nas investigações.
A síndrome da encefalite aguda é um grupo de manifestações neurológicas clinicamente semelhantes causadas por vários vírus, bactérias, fungos, parasitas, espiroquetas, produtos químicos, entre outros, explicou o Ministério da Saúde indiano.
Através de vetores como mosquitos, flebótomos e carraças, o vírus Chandipura provoca surtos esporádicos da doença no oeste, centro e sul do país, especialmente durante a época chuvosa das monções, disse a fonte especializada.
A entidade governamental destacou que o controle vetorial, a higiene e a sensibilização são as únicas medidas disponíveis contra a doença que afeta principalmente crianças menores de 15 anos.
Ele explicou que os sintomas da infecção pelo vírus Chandipura, que incluem febre alta, dor de cabeça e vômitos, geralmente aparecem de repente e podem se intensificar rapidamente e, em casos graves, os pacientes podem entrar em coma e morrer.
O Ministério da Saúde indiano alertou a população que mesmo quando não há medicação adequada, é crucial para a vida do paciente dirigir-se imediatamente às instalações hospitalares para detecção e tratamento dos sintomas.
mem/lrd/hb