No evento, que terminará no dia 31 de julho, é esperada uma delegação do país caribenho, liderada por Nilson Acosta, vice-presidente do Conselho Nacional do Patrimônio Cultural, segundo fontes diplomáticas.
Também destacará a presença de um grupo palestino de alto nível que busca apoio para proteger locais de valor patrimonial em perigo devido ao cerco israelense a Gaza, confirmou também à Prensa Latina o encarregado de negócios aqui, Abed Elrazeg Abu Jazer à comitiva.
A delegação, que inclui o Ministro do Turismo Hanan Najjajrah, os embaixadores na UNESCO Monir Astas e na Índia Adnan Abu Al-hajyaa, bem como Ahmed Rajoub, diretor-geral do Patrimônio, trabalhará para adicionar à lista de locais patrimoniais em perigo o Santo Hilarion Mosteiro/ Tell Umm Amer localizado em Gaza, este último devastado por bombardeios e ataques das forças de ocupação israelenses.
Da mesma forma, na reunião de Deli, o grupo de especialistas da Unesco examinará 28 candidaturas para sítios a serem incluídos na prestigiada lista do Património Mundial.
Também analisará o estado de conservação de 124 maravilhas naturais ou culturais já inscritas nas listas do Património Mundial, incluindo 57 consideradas em perigo.
Na véspera, o chefe do governo indiano manifestou a sua imensa alegria por ser anfitrião pela primeira vez de um evento desta magnitude, que descreveu como um importante fórum para troca de opiniões sobre formas de preservar o patrimônio.
Os Moidams, sistema de túmulos da dinastia Ahom, da Índia; o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Brasil; Além do Deserto de Badain Jaran e do Eixo Central de Beijing, um conjunto de edifícios que representam a Ordem ideal da capital, ambos da China, estão entre os candidatos.
mem/lrd/hb