A atitude de nosso governo em relação à decisão francesa é extremamente negativa, respondeu o porta-voz a uma pergunta da imprensa credenciada à presidência russa sobre como o Kremlin avalia a decisão de Paris.
Ele também enfatizou que Moscou considera a recusa francesa “inaceitável”, pois ela infringe diretamente a liberdade de imprensa e viola todos os compromissos da França com a Organização para Segurança e Cooperação na Europa e outros órgãos internacionais.
A Rússia, continuou ele, espera uma reação a essas ações francesas de organizações de direitos humanos relevantes e organizações dedicadas a garantir os fundamentos e as regras da liberdade de mídia.
No domingo, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, admitiu à mídia local que alguns jornalistas russos tiveram o credenciamento negado para cobrir as Olimpíadas, alegando suposta espionagem e ataques cibernéticos.
Em particular, o comitê organizador das Olimpíadas de Paris negou o credenciamento de cinco jornalistas da agência de notícias RIA Novosti Sport.
Os Jogos Olímpicos de Verão de Paris serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto.
ro/gfa/bm