No seu perfil no Facebook, onde tem cerca de 40 mil seguidores, o ministro anunciou na véspera que os comboios nacionais de passageiros vão fazer paragens adicionais em novas localidades para facilitar o embarque e desembarque do comboio ali.
Com a medida, o utilizador do serviço não terá de se deslocar a locais distantes para aceder a este meio “em circunstâncias em que as províncias e localidades do país tenham graves limitações de transporte, destacou Rodríguez.
Da mesma forma, anunciou que a partir desta segunda-feira, o trem número 12 que faz a rota Santiago de Cuba-Havana, com saída habitual às 15h05 (hora local), partirá cinco minutos depois e prevê chegar ao destino final às 9h15 (hora local) do dia seguinte.
A este serviço regular somam-se escalas nas localidades orientais de Cacocum, província de Holguín, e Mella, em Santiago de Cuba, detalhou o diretor máximo da Mitrans.
Noutra das suas habituais e comentadas publicações naquela rede social, o ministro destacou o fato de, a partir de ontem, o comboio nacional número 17 (Havana-Bayamo-Manzanillo) poder parar em Aguacate, uma comunidade da província ocidental de Mayabeque.
Naquele aglomerado populacional, um comboio nacional não parou nos últimos cinco anos, uma vez que circula com carruagens climatizadas ou ventiladas de origem chinesa, disse o responsável daquela pasta.
Havana-Bayamo-Manzanillo também mudou seu horário habitual de partida das 18h25 (horário local) para as 19h20, com chegada estimada ao destino final às 14h40 (horário local) do dia seguinte.
ltd/ls