O evento marca o início da luta insurrecional liderada por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1959), razão pela qual é comemorado como o Dia da Rebelião Nacional.
No evento, realizado na Universidade PCC Ñico López, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao recém-falecido Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, considerado um grande amigo de Cuba.
Eles também receberam suas carteiras de filiação ao PCC de trabalhadores e militantes proeminentes da União dos Jovens Comunistas (UJC) na sede do Comitê Central, no Centro de Estudos Sociopolíticos e de Opinião (Cespo) e em outras filiais da organização.
O cartão da UJC também foi entregue a jovens de destaque que trabalham no órgão político, bem como a participantes do programa de produção de alimentos na fazenda de autoconsumo na sede do Comitê Central, entre outras distinções.
A reunião também contou com a presença do membro do Bureau Político e Secretário de Organização, Roberto Morales, e de outros líderes do partido.
ro/evm/bm