A Comissão da União Africana, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e as principais partes interessadas, organizou a celebração sob o tema “Impulsionando o Renascimento Azul da África”, que destaca a necessidade de esforço coletivo e inovação para construir um setor azul dinâmico.
A iniciativa reúne líderes de diversos setores para promover o diálogo, destacar conquistas e explorar o papel da economia azul no avanço das metas de desenvolvimento, como a redução da pobreza e a resiliência climática. O Dia Africano dos Oceanos e Mares, comemorado todo dia 25 de julho, é um dos destaques dessa semana, de acordo com o PNUD. Ele destaca o valor dos recursos aquáticos da África e a necessidade de uma gestão sustentável para apoiar o crescimento econômico, a segurança alimentar e a saúde ambiental.
A data está alinhada com a Década Africana dos Mares e Oceanos (2015-2025), destacando os esforços para proteger e utilizar esses recursos.
De acordo com a fonte, o vasto litoral e os abundantes recursos marinhos da África oferecem oportunidades excepcionais para o desenvolvimento econômico e social transformador.
No entanto, esse potencial é prejudicado pela degradação ambiental, pela superexploração e pelos déficits de infraestrutura. Por isso, ambas as comemorações buscam enfrentar esses desafios para destravar o crescimento da África.
mem/nmr/bm