O também Secretário Executivo da Comissão Presidencial para a Estratégia de Desenvolvimento do Complexo de Combustíveis e Energia, fez a apresentação durante o VI Fórum de Negócios Energéticos Rússia-China, realizado em Moscou.
A este respeito, Sechin disse que os projetos energéticos russos são atraentes para os investimentos chineses e fortalecem a segurança energética dos países, ao mesmo tempo que destacou a segurança e integridade do fornecimento de petróleo e outros recursos à nação asiática.
Na opinião do gestor da Rosneft, o crescimento económico da China significa um aumento da necessidade do país de fornecimento de energia confiável e seguro.
No seu discurso no Fórum, ele também destacou que o realinhamento das rotas logísticas para os mercados da Ásia-Pacífico e a estabilidade das exportações de petróleo desempenharam um papel importante para garantir a sustentabilidade da economia russa.
A cooperação russo-chinesa no domínio do abastecimento de petróleo é única para a Eurásia, algo que os países ocidentais não compreenderam e sobrestimaram a eficácia da sua pressão sobre o potencial das economias de ambos os países, sublinhou Sechin.
E acrescentou que todos os esforços feitos pelas nações europeias e pelos Estados Unidos para conter o crescimento da Rússia e da China têm o efeito oposto.
Por último, o diretor da Rosneft sublinhou a necessidade de criar as infraestruturas necessárias para expandir ainda mais a utilização das moedas nacionais no comércio entre países.
mem/gfa / fav