Eles poderiam atingir seus níveis máximos em torno de 94 microgramas por metro cúbico, disse o Departamento de Pesquisa e Serviços de Água do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) em um comunicado.
As projeções de satélite indicaram que a massa de poeira se dispersará e sairá do país na próxima sexta-feira, afirmou a entidade científica, garantindo ao mesmo tempo que continuará a monitorar o fenómeno para reportar quaisquer alterações.
Durante o mês de julho, ocorre neste território centro-americano uma elevada concentração de poeiras provenientes do continente africano, concretamente do deserto do Sahara, recordou o Insivumeh.
Ele descreveu o evento como completamente normal nesta época do ano, com partículas de poeira viajando sete mil quilómetros do Norte de África até à região.
A propósito, o Coordenador Nacional para a Redução de Desastres recomendou evitar a exposição à poluição atmosférica, especialmente as pessoas que estão em grupos sensíveis nas áreas mais afetadas.
Apelou a uma prevenção especial junto das pessoas com asma ou problemas respiratórios, utilizando máscara caso estejam fora de casa, bem como cobrindo os líquidos que consomem.
Antes de varrer, acrescentou, borrife um pouco de água, use óculos de proteção e se sentir desconforto nos olhos, lave-os bem.
Esses ventos movem-se sobre o Atlântico Norte Tropical e afetam o Caribe, a América Central, o México e até o sul dos Estados Unidos.
oda/znc / fav