O Ministério das Finanças explicou que a política económica do país para o atual mandato, anunciada perante o Lok Sabha (Câmara Baixa do Parlamento), visa promover o crescimento económico através de iniciativas de infraestruturas.
Com este objetivo, estão previstos esforços sustentados em nove prioridades-chave na prossecução do objetivo de alcançar um país desenvolvido até 2047, segundo a entidade.
Mencionou a produtividade e a resiliência na agricultura, o emprego e a formação, o desenvolvimento inclusivo dos recursos humanos e da justiça social, a indústria transformadora e os serviços, o desenvolvimento urbano, a segurança energética, a melhoria das infraestruturas, a inovação, a investigação e as reformas futuras como focos de atenção. em áreas de interesse social e econômico.
De acordo com as dotações, a atual administração manterá um forte apoio fiscal às infraestruturas durante os próximos cinco anos, em 3,4 por cento do Produto Interno Bruto.
Neste sentido, proporcionará a vários estados empréstimos multimilionários de longo prazo e sem juros, promoverá o investimento do setor privado através de financiamento e introduzirá um quadro de financiamento baseado no mercado.
O Ministério das Finanças anunciou o início da quarta fase do projeto Pradhan Mantri Gram Sadak Yojana para fornecer conectividade a 25 mil famílias rurais.
Por outro lado, as autoridades de saúde saudaram a isenção de direitos aduaneiros de três medicamentos anticancerígenos adicionais (Trastuzumab Deruxtecan, Osimertinib e Durvalumab) para melhorar a acessibilidade destes medicamentos tendo em vista os quase três milhões de pacientes no país.
Eles destacaram o aumento dos gastos no âmbito da Missão Nacional de Saúde, um esquema patrocinado pelo governo central para principalmente a prestação de serviços de saúde primários e secundários no país.
O foco do governo é investir em instalações públicas de cuidados de saúde primários e secundários para implementar os aspectos preventivos e curativos da saúde para reduzir as despesas correntes do público em geral, explicou o Ministério da Saúde.
Para a irrigação e mitigação de cheias em Bihar, o governo indicou apoio financeiro através do Esquema de Benefícios de Irrigação Acelerada e de outros projetos, como a construção da ligação intraestatal Kosi-Mechi.
Também presta assistência na gestão de inundações e deslizamentos de terra em Assam, Himachal Pradesh, Uttarakhand e Sikkim, estados atingidos por estas catástrofes naturais causadas por fortes chuvas.
oda/lrd / fav