De acordo com o comunicado, os ministros discutirão vários tópicos relacionados a questões sociais, econômicas, comerciais, ambientais e culturais e à integração regional.
Eles também discutirão os preparativos para a Conferência sobre Biodiversidade de 2024 (COP 16), a ser realizada na cidade de Cali, Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 30), a ser realizada na cidade de Belém do Pará, Brasil, em novembro de 2025, acrescentou a nota.
O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia. As exportações do gigante sul-americano para o país neogranadino totalizaram três bilhões e 800 milhões de dólares em 2023, enquanto as importações atingiram um valor de dois bilhões e 300 milhões de dólares.
Em abril de 2024, as relações bilaterais foram elevadas ao nível de parceria estratégica por ocasião da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Bogotá.
Como parte de sua agenda de trabalho, o Ministro das Relações Exteriores Murillo planeja ir ao Rio de Janeiro, onde participará amanhã de um evento sobre o Mecanismo Financeiro do Fundo de Florestas Tropicais no contexto das reuniões do G20 realizadas sob a presidência brasileira do bloco.
Sua viagem ao Brasil será encerrada com sua participação na reunião de alto nível dos ministros dos países amazônicos em Belém do Pará, segundo o comunicado.
ro/ifs/bm