A representação local, chefiada pelo presidente da Federação Etíope de Atletismo, Derartu Tulu, é composta por 39 atletas que vão competir naquela modalidade, bem como no boxe e na natação sob as cinco argolas, prova marcada para 26 a 11 de julho/agosto, disse Fana Broadcasting Corporate.
A seleção olímpica da Etiópia participará nas modalidades de atletismo, natação e boxe, com um total de 39 atletas representando o país no prestigiado evento que terá início oficialmente na sexta-feira, 26 de julho de 2024, e terminará em 11 de agosto de 2024.
Atletas renomados, recordistas mundiais e medalhistas olímpicos compõem a seleção etíope que sem dúvida atrairá a atenção do público, como a lendária corredora de longa distância Kenenisa Bekele e a recordista mundial da maratona feminina Tigist Aseffa.
Da mesma forma, o recordista mundial nos três mil metros com obstáculos, Lamecha Girma, e o medalhista de ouro de Tóquio 2020 nos 10 mil metros Selemon Barega, entre outros.
No caso do boxe, Addis Abeba participará com o boxeador Yadesa Lemma, após 20 anos de ausência. A última vez que um boxeador etíope competiu em eventos desse tipo foi em Atenas, 2004.
Lemma recebeu a cota africana do Grupo de Trabalho do Comitê Olímpico Internacional após a retirada do nigeriano Omole Dolapo devido a uma lesão no joelho esquerdo.
Os 33º Jogos Olímpicos Paris 2024 contarão com um total de 10.714 atletas de 206 países, incluindo atletas independentes que competirão sob a égide do Comitê Olímpico Internacional e da Equipe Olímpica de Refugiados. Este último participará de 32 disciplinas.
mem/rmn / fav