Hernâni Pena Luís, porta-voz da Comissão Multissetorial de apoio ao Censo 2024, disse ao Jornal de Angola que o país aguarda o recebimento dos tablets a serem utilizados no processo de coleta de dados, que serão distribuídos a todas as províncias.
Pena Luís também comentou que o treinamento de 320 profissionais de informática que apoiarão o trabalho nas comunas e darão assistência técnica aos recenseadores começa na próxima semana e terá duração de dez dias.
O Censo de 2024 estava programado para começar em 19 de julho e foi adiado devido a dificuldades operacionais, incluindo a falta de equipamentos.
A nova data para o início da investigação é 19 de setembro e, de acordo com o porta-voz da Comissão, não haverá contradições com relação à abertura do novo ano letivo naquele mês.
Ele acrescentou que o Ministério da Educação faz parte da Comissão e, juntos, eles trabalham de forma coordenada com o objetivo de harmonizar o trabalho de campo e a participação de professores e alunos nessa operação estatística.
ro/kmg/bm