Na reunião, paralela à sua participação nas reuniões dos Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) no Laos, o Ministro das Relações Exteriores da Índia e o membro do Politburo do Partido Comunista da China (PCC) discutiram questões pendentes ao longo da Linha de Controle Real (LoC) para estabilizar e reconstruir as relações bilaterais.
A paz e a tranquilidade nas fronteiras e o respeito pela região da América Latina e do Caribe são essenciais para o estabelecimento de laços normais, afirmou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Índia.
De acordo com Nova Delhi, os dois lados devem cumprir integralmente os acordos, protocolos e entendimentos bilaterais relevantes firmados entre os dois governos no passado.
Na reunião, Jaishankar enfatizou a importância do respeito mútuo, do interesse e da sensibilidade para os laços.
Os dois ministros das Relações Exteriores também concordaram em realizar uma reunião antecipada do Mecanismo de Trabalho para Consulta e Coordenação sobre Questões de Fronteira Índia-China (WMCC) para avançar nas discussões.
No Laos, os dois ministros também trocaram opiniões sobre a situação global e regional.
Anteriormente, Jaishankar e Wang haviam discutido a questão da fronteira em Astana, em 4 de julho deste ano, lembrou a fonte diplomática.
ro/lrd/bm