Nesta hora de luto, a Índia está ao lado da família enlutada, do povo e da liderança do Vietnã, disse o líder indiano.
Ajit Doval, assessor de segurança nacional, compareceu ao funeral de estado de Nguyen Phu Trong em Hanói e transmitiu pessoalmente as condolências da Índia ao presidente To Lam, ao primeiro-ministro Pham Minh Chinh e à família enlutada.
Após a notícia da morte do líder vietnamita, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi juntou-se às condolências dos líderes mundiais.
Entristecidos com a notícia do falecimento do líder vietnamita, o Secretário Geral S.E. Nguyen Phu Trong. Prestamos nossos respeitos ao falecido líder. Expressamos nossas mais profundas condolências e nos solidarizamos com o povo e a liderança do Vietnã nesta hora de luto, escreveu o chefe de governo na rede social X.
O secretário-geral do (PCV) morreu em 19 de julho em Hanói, aos 80 anos de idade.
Ele é formado em Filologia e tem doutorado em Ciência Política, e é membro do Comitê Central do PCV desde o sétimo mandato (1994) e do Bureau Político desde 1997.
Entre outras honrarias, ele recebeu a medalha de Primeira Classe da Resistência contra os Estados Unidos.
Na véspera de sua morte, ele recebeu a Ordem da Estrela Dourada, a mais alta condecoração da República Socialista do Vietnã, em uma cerimônia solene nas mãos do presidente To Lam.
mem/lrd/bm