Atualmente, Cingapura é o quinto maior parceiro do bloco da UE no comércio de serviços, sendo que mais da metade desses serviços utiliza plataformas digitais, no valor de cerca de 43 bilhões de euros em 2022.
De acordo com a Organização Mundial do Comércio, as transações internacionais relacionadas a serviços digitais aumentaram em uma média de 8,1% ao ano entre 2005 e 2022, superando os aumentos no comércio de mercadorias e outros serviços.
O novo acordo ainda precisa ser ratificado por Cingapura e, na UE, pelos governos nacionais e pelo Parlamento Europeu, com o objetivo de fornecer regras obrigatórias para garantir previsibilidade e segurança jurídica para empresas e usuários.
De acordo com o vice-presidente econômico da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, o desenvolvimento de “regras inteligentes e modernas para o comércio digital com nossos parceiros globais é crucial em um momento em que mais da metade do comércio de serviços da UE é realizado digitalmente”.
Dombrovskis e a Ministra de Relações Comerciais de Cingapura, Grace Fu, anunciaram o sucesso das negociações em uma coletiva de imprensa conjunta aqui.
mem/mjm/bm