Sob um sol escaldante, e muitos deles carregando retratos de Phu Trong, dezenas de milhares de pessoas ficaram em ambos os lados da estrada que vai do Salão Funeral Nacional ao cemitério de Mai Dich, nos arredores da cidade, para adorar ao Líder máximo partidário da nação na passagem do cortejo fúnebre.
O funeral do falecido líder começou na véspera simultaneamente no Palácio da Reunificação, no sul da cidade de Ho Chi Minh, na comuna de Dong Hoy, cidade natal de Phu Trong, e nas citadas funerárias de Hanói, onde esta sexta-feira às 1:00: Às 10h00 (hora local) foi-lhe prestada uma homenagem póstuma.
Na cerimônia solene, o membro do Bureau Político do PCV e presidente do Vietnã, To Lam, elogiou o intelecto amplo e aguçado do Secretário-Geral, que “deixou um valioso sistema de ideologia e teoria no caminho revolucionário do Vietnã na nova era para todo o Partido, o exército e o povo.”
Lam sublinhou que o porta-estandarte teórico do PCV deixou um legado inestimável, consolidando uma forte confiança no caminho para o socialismo e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do movimento comunista mundial, do marxismo-leninismo e da ideologia de Ho Chi Minh na era atual.
A morte de Nguyen Phu Trong é uma perda enorme e irreparável para o Partido, a nação e o povo, disse ele, sublinhando que o país perdeu um líder talentoso, amigos internacionais, um camarada sincero e próximo, e a sua família e a cidade natal de Dong Hoi para um filho eminente.
Noutra parte do elogio, o chefe de Estado vietnamita disse que a visão política profunda e nítida do líder máximo do CPV elevou a mentalidade estratégica, criando um novo desenvolvimento para a defesa nacional, segurança e relações exteriores do Vietnã.
O Secretário-Geral, acrescentou, é verdadeiramente um exemplo notável e brilhante de pura ética e temperamento revolucionário, de espírito público e altruísmo, e o núcleo que mobilizou a solidariedade, a unidade e a sabedoria de todo o Partido, do povo e do exército.
Nguyen Phu Trong faleceu, mas o seu nome e a sua carreira, as suas contribuições e dedicação, o seu talento e a sua retidão permanecerão brilhantes para sempre na gloriosa história do PCV e da nação, na gratidão dos quadros, dos militantes e do povo , ele sentenciou.
Pouco depois do término da homenagem póstuma, às 15h (horário local), os restos mortais do líder do partido foram enterrados no cemitério de Mai Dich.
Segundo informações oficiais, até pouco depois do meio-dia de hoje, 252 mil pessoas prestaram homenagem ao falecido líder na metrópole meridional da cidade de Ho Chi Minh, na comuna de Dong Hoi e nesta capital, incluindo uma centena de delegações estrangeiras.
Além disso, foram feitos mais de 483 mil lançamentos no livro eletrônico de condolências do aplicativo de identificação VNeID, e cerca de três mil delegações o fizeram em 94 missões diplomáticas vietnamitas no exterior.
jha/mpm/ls