O relatório da reunião liderada pelo primeiro-ministro Narendra Modi com o seu Executivo e líderes de cerca de vinte estados, especifica que a Índia deve esforçar-se para ser uma economia de 30 trilhões de dólares com um rendimento per capita de 18 mil dólares por ano para atingir a meta, de acordo com a agência ANI.
Acrescenta que tendo em conta os números atuais, o Produto Interno Bruto (PIB) teria de crescer nove vezes e a renda per capita oito vezes.
No que diz respeito à demografia, as autoridades pretendem aumentar a esperança média de vida para cerca de 84 anos.
De acordo com o documento do governo, a população será de cerca de 1,65 bilhões de pessoas em 2047, com uma faixa etária ativa de 1,12 bilhões de rupias, o que a tornaria a maior força de trabalho de qualquer nação do mundo.
O governo também pretende uma taxa de alfabetização de 100%, mais de 70% de participação feminina no trabalho (acima dos 37% atuais), uma força de trabalho 100% qualificada e colocar o país entre os 10 primeiros em termos de igualdade de gênero a nível mundial.
Há também uma contribuição projetada da indústria para o PIB de 34% e uma redução de 55% na intensidade das emissões de carbono em relação ao nível de 2005.
A equipa indiana terá de trabalhar em conjunto para concretizar esta visão, elaborando estratégias, planejando e implementando políticas, programas e intervenções num espírito de federalismo cooperativo, afirma o documento.
mem/lrd/cm