Em sua conta no X, antigo Twitter, o ministro das relações exteriores da Índia saudou a orientação do dignitário vietnamita sobre as relações entre as duas nações e sobre questões regionais e globais de interesse mútuo.
Ele também observou que aguardava ansiosamente a reunião do ilustre visitante com seu colega Narendra Modi amanhã.
Após a reunião, Modi e Pham Minh Chinh conduzirão a assinatura e a troca de acordos e memorandos entre as duas nações. O ministro-chefe vietnamita também visitará o presidente Droupadi Murmu, o vice-presidente Jagdeep Dhankhar e prestará homenagem a Mahatma Gandhi, entre outras atividades, informou o Ministério das Relações Exteriores.
A Índia e o Vietnã têm laços históricos e civilizacionais de longa data, elevados ao status de Parceria Estratégica Abrangente durante a visita de Narendra Modi a Hanói em setembro de 2016, disse o Ministério das Relações Exteriores da Índia em uma nota.
Para Nova Délhi, o Vietnã é um pilar fundamental de sua Política de Ação Oriental e um parceiro importante em sua visão do Indo-Pacífico.
Enquanto isso, de acordo com as autoridades de Hanói, a visita de Pham Minh Chinh à Índia tem um significado muito importante, pois ocorre no contexto das comemorações do 70º aniversário dos Acordos de Genebra sobre o fim da guerra na Indochina.
A Índia desempenhou um papel importante na promoção das negociações e na assinatura desses documentos, disse aos repórteres o vice-ministro das Relações Exteriores, Pham Thanh Binh.
De acordo com a autoridade vietnamita, a presença do chefe de governo em Nova Délhi visa aprofundar ainda mais a parceria estratégica abrangente entre os dois países e é também uma oportunidade para os dois lados compartilharem questões de segurança regional e internacional.
mem/lrd/mb