23 de February de 2025

NOTICIAS

Alertam sobre deterioração dos salários no setor público da Argentina

Alertam sobre deterioração dos salários no setor público da Argentina

Buenos Aires, 1 ago (Prensa Latina) Os salários dos funcionários da administração pública na Argentina mostram hoje uma deterioração sem precedentes, denunciou a Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) em um relatório que também adverte sobre o complexo cenário socioeconômico.

De acordo com um estudo da Secretaria de Acordos Coletivos da ATE, há cada vez mais pessoas com salários de miséria e o ajuste implementado pelo governo de Javier Milei tende a se aprofundar.

Com uma tendência acentuada de queda, os números confirmam a dura realidade que vivem os trabalhadores do Estado, cujos salários estão sendo pulverizados pelas medidas do Executivo, em um quadro de demissões em massa, desmonte do Estado e desmantelamento de políticas públicas sensíveis e estratégicas para o desenvolvimento e o bem-estar da população, diz o documento.

Com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística e Censo referentes a maio, sem omitir o salto inflacionário de 25,5% em dezembro e a queda abrupta do poder aquisitivo causada pela desvalorização de 118 pontos do peso argentino, a depreciação dos salários foi de 22,6%, acrescenta ele.

Ele também aponta que o setor público é o mais atingido em termos reais e alerta para a queda da atividade econômica, o aumento do desemprego e os custos mais altos dos serviços básicos e dos alimentos.

mem/gas/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES