O Ministro de Estado das Relações Exteriores da Etiópia, Mesganu Arga, destacou a Parceria Estratégica para Todo o Clima anunciada pelo Primeiro-Ministro Abiy Ahmed e pelo Presidente chinês Xi Jinping em outubro passado e o progresso no investimento estrangeiro direto do setor privado asiático.
Por sua vez, a presidente do Comitê de Amizade e Cooperação Etiópia-China, Betty Xu, enfatizou a visão compartilhada de industrialização e as oportunidades significativas de investimento em mineração, energia, construção, manufatura e eletrodomésticos.
O vice-prefeito da cidade de Rizhao e o vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular Municipal de Jiaxing, Zhang Renghui, expressaram seu interesse em trabalhar com empresas locais.
Eles disseram que as recentes reformas macroeconômicas na Etiópia, incluindo mudanças no sistema de taxas de câmbio e a remoção de restrições a estrangeiros em determinados setores, impulsionarão o investimento chinês no país.
O presidente da Associação da Câmara de Comércio e Indústria da Etiópia, Sebsib Abafira, enfatizou os fortes laços comerciais e de investimento com Pequim.
Enquanto isso, o diretor executivo da Industrial Parks Corporation, Fiseha Yitagesu, mencionou os balcões únicos da organização para eletricidade, bancos e tecnologia de tratamento de resíduos, bem como as estruturas de políticas sobre importações isentas de impostos e esquemas de promoção de exportações.
Durante o fórum, o programa Cities of Enlightenment do Comitê de Amizade e Cooperação Etiópia-China foi apresentado e um acordo foi assinado com empresas que representam os três consórcios que trabalham no país, revelou o Ministério das Relações Exteriores local.
ro/nmr/bm