Em uma coletiva de imprensa, Saylí Alba Álvarez, diretora do Centro de Promoção Literária Raúl Ferrer, disse que as obras literárias e os décimos dedicados ao Comandante-em-Chefe Fidel serão apresentados na Casa de la Trova, acompanhados pela centenária Parranda Típica Espirituana.
A Galeria de Arte Oscar Fernández-Morera exibirá as exposições Miradas reveladoras; El rostro de la Historia, esta do fotógrafo cubano Alex Castro, e Con la luz de tu imagen, de Mario Félix Bernal, explicou Yadira Bernal, presidente do Conselho de Artes Plásticas.
Em 13 de agosto, na sede do Comitê Provincial da União de Escritores e Artistas de Cuba, haverá uma discussão sobre o livro Fidel, el arte de gobernar, e à noite, no Patio de la Poesía, a atividade Fidel, es Fidel, que contará com a presença de vários escritores.
A Biblioteca Provincial Rubén Martínez Villena está planejando um encontro no dia 13 intitulado Fidel Forever, a ser realizado no Hospital Pediátrico do território, que será ministrado pelo escritor Abel Hernández, onde serão promovidos textos relacionados à vida e à obra de Fidel.
Por sua vez, Martha Cuellar, especialista do Centro de Patrimônio Cultural do território, explicou que uma exposição dedicada a Fidel estará aberta ao público no Museu Histórico Provincial durante todo o mês de agosto.
Nascido em 13 de agosto de 1926 em Biran, na província oriental de Holguín, Fidel foi uma das figuras políticas mais destacadas do século XX e do início do século XXI. Ele faleceu em 25 de novembro de 2016, aos 90 anos de idade.
mh/mpg/glmv