A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, anunciou nos meios de comunicação do poder cidadão a chegada no dia anterior ao porto de Corinto do navio chinês Sunny Fortune, que partiu de Tianjin.
“E este navio chegou do porto de Tianjin, na China, inaugurando precisamente essa rota marítima e comercial direta para promover as relações comerciais entre a Nicarágua e a China”, destacou Murillo.
O vice-presidente especificou que as autoridades governamentais e locais, o embaixador chinês na Nicarágua, Cheng Xi, bem como as empresas marítimas e alfandegárias estarão presentes na cerimónia de inauguração desta rota comercial.
Segundo o alto dirigente sandinista, também estão trabalhando para receber equipamentos e materiais que serão utilizados na construção do Aeroporto Internacional de Punta Huete, importante projeto que a Nicarágua desenvolve com uma empresa do gigante asiático.
“Teremos mais intercâmbio econômico entre a Nicarágua e a China, e mais oportunidades para os empresários nicaraguenses e chineses aproveitarem os benefícios, as condições especiais do Acordo de Livre Comércio (TLC) que assinamos entre nossos governos”, disse ele. estressado.
O ALC entre a Nicarágua e a China entrou em vigor em janeiro deste ano e, segundo as autoridades, não tem limitações para produtos exceto o açúcar, para o qual foi negociada uma cota cujo limite de exportação é de 50 toneladas por ano, com uma tarifa de 15 por cento.
Manágua e Beijing restabeleceram relações diplomáticas em dezembro de 2021, e desde então ambas as nações têm defendido o fortalecimento do intercâmbio e da cooperação em todos os domínios, especialmente no comércio, nos transportes, na área científica e técnica, entre outros.
mem/ybv / fav