Como explicou à imprensa o historiador Milagros Sánchez, a torre da catedral, que no passado foi utilizada como mirante pelas forças liberais durante a Guerra dos Mil Dias (1899-1902), apresenta danos estruturais significativos, o que gerou preocupação entre moradores e autoridades.
O vice-presidente da Comissão do Patrimônio Histórico de Chiriquí afirmou que os habituais terremotos naquela zona do istmo ocidental provocaram o desprendimento de várias partes da torre de 133 anos.
O complexo religioso está localizado no bairro histórico original da capital chiricana, David, uma área frequentada por turistas que também visitam o bairro próximo e a sede do museu José Domingo De Obaldía, disse o responsável.
A torre foi declarada Monumento Nacional em 1996 e como medida preventiva, atualmente algumas das ruas adjacentes àquele local estão fechadas à passagem de veículos para evitar vibrações que possam afetar a sua estrutura.
Sánchez lembrou que a catedral não é apenas um edifício histórico, mas também abriga pinturas murais com cenas-chave do texto bíblico, que fazem parte do patrimônio cultural da cidade.
Por sua vez, o engenheiro civil Víctor Ortiz destacou a necessidade de intervenção urgente dos restauradores oficiais.
Também o Ministério da Cultura, na sua conta na rede social X, assinalou que se junta à preocupação da comunidade com a situação atual da torre da Catedral de David e prometeu realizar com celeridade todas as ações que a lei permite.
ode/ga/hb