22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paris terá gala de domingo com Jogos Olímpicos

Paris terá gala de domingo com Jogos Olímpicos

Por Fausto Triana

Paris, 4 de agosto (Prensa Latina) A ensolarada Paris com temperaturas agradáveis é talvez o melhor presente do domingo dos Jogos Olímpicos, a uma semana do final e com luzes que foram instaladas no firmamento do esporte.

Por Michel Dalí, enviado especial

A multidão em torno da Ponte Alexandre III, provavelmente a mais bela das 37 do rio Sena que atravessam a capital francesa, é sensacional. O motivo é a realização de competições que exaltam ainda mais a área.

As provas de triatlo, a natação em águas abertas, o ciclismo, as corridas de maratona, o tiro com arco nas proximidades de Les Invalides, o palácio onde repousam os restos mortais de Napoleão Bonaparte, e a esgrima no Grand Palais, fazem vibrar um dos centros nervosos da cidade das luzes.

A poucos metros de distância, os Champs Elysées, e o seu luxuoso Arco do Triunfo que leva à Place de la Concorde, onde acontecem o ciclismo BMX freestyle, break, skate e basquete 3×3.

Mais além, o Jardim das Tulherias, onde permanece a pira olímpica, um balão de ar quente suspenso a 30 metros de altura e com base de fogo, tão original e atraente que o prefeito de Paris considera deixá-lo como mais um monumento da cidade.

Depois, de um lado o Museu Orsay e no final dos jardins o Louvre, para não perder um detalhe entre cultura e esporte num verão especial para residentes e turistas, num grande impulso para a indústria sem chaminés este ano na França, aproximando-se dos 100 milhões de visitantes.

Espaço agradável para família e amigos, o Terraço dos Jogos, na esplanada da Mairie em Paris, um edifício do século XIV que oferece uma localização excepcional à beira do Sena e a curta distância da catedral de Notre Dame, onde num ambiente descontraído você pode desfrutar das justas parisienses.

Enquanto isso, começam a brilhar figuras que ocuparão lugar privilegiado em Paris 2024, entre eles os franceses Léon Marchand (natação) e Teddy Riner (judô); as estadunidenses Simone Biles (ginástica artística) e Katie Ledecky (natação); a canadense Summer McIntosh (natação), a judoca brasileira Beatriz Souza e a esgrimista guatemalteca Adriana Ruano.

Certamente, o tetracampeão olímpico da luta greco-romana em todos os pesos, o cubano Mijaín López; o espanhol Carlos Alcaraz e o sérvio Novak Djokovic, provavelmente os dois melhores tenistas do mundo neste momento; e o saltador com vara sueco Armand Duplantis.

Outras recomendações: mirar em Noah Lyles, dizem o futuro Usain Bolt; Sydney McLaughlin e Femke Bol nos 400 barreiras; e a ucraniana Yaroslava Mahuchikh, que recentemente quebrou o recorde mundial do salto em altura e o colocou nos 2,10 metros, deixando para trás o nível da búlgara Stefka Kostadinova de há 37 anos.

O Dream Team do basquete masculino norte-americano, com LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Jayson Tatum, Anthony Edwards, Devin Booker e Joel Embiid, não passa despercebido, a não ser que perca o ouro, algo que seria uma dos grandes surpresas dos Jogos Olímpicos.

No futebol, as guerreiras espanholas estão cada vez mais fortes e sem grandes ameaças no horizonte. Atuais campeãs mundiais, parecem no caminho certo para ampliar a sequência de vitórias em Paris 2024 e são uma equipe que neste momento não tem teto.

ode/ft/md/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES