A lenda viva do wrestling greco-romano já passou mais de 20 anos sem perder em uma etapa olímpica e quase quatro sem competir oficialmente, mas na divisão até 130 quilos seu rival é ele mesmo.
Pensando nisso, sairão os demais competidores, principalmente o sul-coreano Seungchan Lee, que será o primeiro a enfrentar a massa antilhana.
Muito mais difícil deverá ser sua próxima luta, onde deverá enfrentar o atual campeão mundial, o iraniano Amin Mirzazadeh, que larga como favorito contra o norte-americano Adam Jacob Coon.
A América Latina poderá ter um bom dia nesta competição porque o chileno Yasmani Acosta, também de origem cubana, está do outro lado do organograma e deve avançar após estrear-se com o búlgaro Kiril Milov.
Na outra divisão Greco (60 kg) desta segunda-feira estarão o venezuelano Raiber José Rodríguez e o cubano Kevin de Armas, mas terão obstáculos difíceis desde a primeira largada, o azerbaijano Murad Mammadov e o japonês Kenichiro Fumita, respectivamente.
Além disso, no ramo feminino a venezuelana Soleymi Caraballo competirá na categoria até 68 quilos, mas também vai com dificuldade no início contra a japonesa Nonoka Ozaki.
As três divisões realizarão suas partidas apenas até as semifinais, já que as medalhas serão disputadas na terça-feira.
jf/lp/ls