Em seu boletim mensal sobre o assunto, a organização disse que as exportações aumentaram 0,4%, para 3,8 bilhões de dólares, impulsionadas pelo aumento das vendas de frutas frescas, roupas, massas e tapetes.
No entanto, as exportações de petróleo bruto caíram 4,3%, as de derivados de petróleo 17,4% e as de fertilizantes 5,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a Capmas.
A agência observou que as importações caíram 5,1% para cerca de sete bilhões e meio de dólares.
A Capmas atribuiu a contração às compras externas mais baixas, incluindo ferro e aço (-0,3%), medicamentos e preparações farmacêuticas (-24,7%) e produtos químicos orgânicos e inorgânicos (-23,3%).
No entanto, as importações de produtos de petróleo aumentaram 86,1%, as importações de trigo 153,6% e as importações de gás natural 39,2%.
De acordo com os dados oficiais, o déficit em conta corrente do Egito aumentou nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023-2024, que terminou em 30 de junho, para um recorde de US$ 17,1 bilhões, acima dos US$ 5,3 bilhões no mesmo período do ano fiscal anterior, de acordo com os últimos números divulgados pelo banco central.
jf/rob/bm