A lenda viva da luta greco-romana, o cubano Mijaín López, mostrou sua excepcional qualidade e venceu as três lutas que disputou para continuar na busca de sua quinta coroa sob os cinco anéis.
O que não estava previsto era que seu oponente seria um compatriota, o agora chileno Yasmani Acosta, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Paris 2017 e ex-parceiro de treinamento do antilhano.
De forma menos confortável, pois em todas as suas partidas ele venceu marcando o último gol, Acosta garantiu para o Chile a primeira medalha em sua história de verão nesse esporte.
Embora tenham perdido nesse dia, o venezuelano Raiber José Rodríguez e o cubano Kevin de Armas ainda estão vivos na categoria até 60 kg.
Rodríguez venceu Murad Mammadov, do Azerbaijão, em sua primeira luta, mas depois perdeu para Liguo Cao, da China, e De Armas não conseguiu superar o japonês Kenichiro Fumita, atual vice-campeão mundial e olímpico da categoria, em sua estreia.
No entanto, como os dois asiáticos estarão competindo pelo título, tanto o atleta sul-americano quanto o caribenho poderão aspirar ao bronze amanhã se vencerem suas respectivas repescagens.
A venezuelana Soleymi Caraballo teve menos sorte nos 68 quilos, pois perdeu para a japonesa Nonoka Ozaki e depois a japonesa foi superada.
mh/lp/glmv