A Diretoria Especializada contra o Tráfico de Drogas da Procuradoria Geral da Costa Rica trocou com sua contraparte em Bogotá investigações estruturais, informações e mecanismos de cooperação internacional para desmantelar as estruturas do tráfico de drogas, especialmente por meio de rotas marítimas e barcos “go-fast”, acrescentou a emissora de televisão.
Os barcos partem da costa colombiana do Pacífico e da região de Urabá, em Antioquia, para a Costa Rica, que, de acordo com o Ministério Público de Bogotá, serve como centro de coleta para o transporte de drogas, especialmente para os Estados Unidos.
O trabalho conjunto das instituições costarriquenhas com órgãos colombianos, como o Corpo Técnico de Investigação do Ministério Público, a Polícia Nacional e a Marinha, desmantelou até agora, em 2022, vários carregamentos de drogas para vários destinos.
As operações conjuntas têm um histórico de 2023 resultados que incluem a apreensão de 14,7 toneladas de cocaína e 12,7 toneladas de maconha, bem como a captura de 75 contrabandistas, 24 deles costarriquenhos.
mem/apb/bm