O chefe do Estado-Maior libanês enfatizou que a agressão israelita da semana passada nos subúrbios do sul de Beirute aumentou a complexidade da situação existente e reforçou os receios de confrontos no terreno que levariam as coisas a uma guerra total.
À luz dos contactos e reuniões internacionais, Mikati apelou à necessidade de exercer pressão sobre Israel, para evitar a deterioração da situação e um grande confronto. De acordo com a conta X do governo, a mais alta figura do Executivo indicou que as ameaças israelenses contra o país se inserem no quadro da guerra psicológica contra os libaneses
Neste ponto, lamentou como alguns contribuem para este propósito inimigo, falando sobre as datas dos ataques e justificando os seus objetivos.
A este respeito, sublinhou que a chave para a solução é um cessar-fogo dos ataques israelitas e o fim da agressão contra o povo palestinos e dar-lhe os seus direitos legítimos.
Mikati reafirmou a continuidade dos contatos e esforços para restaurar a estabilidade no Líbano; Entretanto, as agências governamentais relevantes continuam o seu trabalho em vários domínios com o objetivo de aliviar o sofrimento dos cidadãos.
mem/yma/ls