A mídia do país eslavo informou que o atleta de 41 anos da nação caribenha conseguiu estabelecer um dos recordes mais difíceis dos Jogos Olímpicos desta terça-feira em Paris 2024, ganhando a medalha de ouro pela quinta vez consecutiva em uma disciplina individual: a luta greco-romana.
Dessa forma, Lopez se tornou o único atleta na história dos Jogos Olímpicos a ser campeão olímpico por cinco edições consecutivas: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, segundo o Gazeta.ru.
Enquanto isso, o canal RT destacou que a façanha de “El Coloso”, como é conhecido em Cuba, foi alcançada depois de derrotar o também cubano Yasmani Acosta por 6 a 0 na final de 130 kg, que estava representando a bandeira chilena nesse evento.
O recorde histórico alcançado pelo nativo da província de Pinar del Río foi descrito pelo site oficial dos Jogos Olímpicos como “algo fora do comum, no auge de sua lenda”, já que ele também se tornou o primeiro lutador da história a competir em seis Jogos Olímpicos.
Por sua vez, o jornal Izvestia destacou que, com esse triunfo, López “deixou para trás lendas como Michael Phelps, Carl Lewis, Alfred Oerter e Paul Elvstrom”.
oda/gfa/mb